O ano de 2023 está prestes a começar, isso significa que após a renovação de energias, novos compromissos e responsabilidades financeiras estarão aguardando.
Esteja à frente e não seja pego(a) desprevenido(a). Veja a seguir como se preparar para a próxima cobrança do IPVA:
Como consultar
Com a intenção de facilitar a vida do contribuinte, a Secretaria da Fazenda irá manter o sistema de pagamento que foi utilizado nos anos anteriores.
Sendo assim, basta consultar o Portal da Fazenda para ter acesso aos serviços que envolvem o IPVA.
Quando pagar
Alguns estados ainda não divulgaram as datas para o pagamento da taxa. Por isso, é importante se atentar ao calendário disponibilizado pela Secretaria de Fazenda da sua região.
Na grande maioria dos estados, os contribuintes irão começar a pagar em fevereiro.
Quem tem direito a descontos
Primeiramente, é importante destacar que quem pagar o imposto em apenas uma parcela pode ter direito a até 20% de desconto.
Entretanto, vale ressaltar que, para alguns, existe também a possibilidade de isenção e imunidade da taxa. As regras para isenção podem variar um pouco em cada estado, mas de modo geral, estão isentos da taxa portadores de deficiência física, visual, mental e autistas.
Também estão isentos da taxa os proprietários de máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos e veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal.
Além disso, veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos também estão isentos de taxas.