O fenômeno que colocou o país inteiro em uma travessia delicada, infelizmente, retornou: a inflação de dois dígitos ao ano.
Do ano passado até aqui, a média da inflação chegou a marcar 12,13%, reduzindo ainda mais o poder de compra do cidadão brasileiro.
Veja, a seguir, alguns hábitos importantes para praticar durante as altas da inflação:
Gastos com combustíveis
A oscilação imprevisível nos combustíveis transformou o abastecimento em uma grande preocupação.
Quando não é possível determinar ao certo o quanto se está gastando, a prática de economizar se torna muito mais difícil. Por isso, adote o hábito de utilizar o transporte público. Além de oferecer sustentabilidade ao meio ambiente, o transporte público vai te ajudar a economizar um bom dinheiro.
Compras em supermercados
Chega de deixar todo o salário no supermercado. É preciso ter discernimento para as compras e para não cair na tentação das muitas promoções que convidam e convencem consumidores a comprarem o que não precisam.
Comece a fazer o levantamento dos itens que faltam em casa e são alvos importantes de compra.
Você também pode definir faixas de preço e escolher lugares melhores, baseando-se nos melhores preços.
Por fim, escolha também os melhores dias. Caso você tenha o hábito de comprar em um mesmo supermercado, é importante entender a dinâmica de venda do local: somente assim você poderá visitá-lo em dias mais baratos.
Grandes compras
Talvez este não seja o momento.
No atual cenário, evitar fazer compras advindas de longos financiamentos pode representar um grande alívio financeiro para o futuro.