Entenda quais são as maiores dificuldades para planejar o consumo

Consumir de maneira disciplinada é essencial para potencializar seus recursos e utilizar bem o seu dinheiro

Segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 48% dos consumidores brasileiros não controla seu orçamento. Além disso, 61% dos entrevistados revelou sentir dificuldades para controlar os gastos não essenciais.

 

Esses fatores afetam, consequentemente, o índice de inadimplência das pessoas: aproximadamente 61 milhões de brasileiros iniciou o ano com alguma conta em atraso.

Para evitar cair na armadilha do endividamento, é essencial consumir de maneira consciente e planejada. Mas, infelizmente, existem algumas barreiras que dificultam essa gestão. Conheça os principais obstáculos:

Busca imediata por prazer

Como seres humanos, é comum que busquemos satisfação rápida, mas para suprir esses desejos imediatos, em geral, precisamos desembolsar uma quantia maior de dinheiro.

Formação financeira

No Brasil, infelizmente, não temos uma cultura que valoriza o conhecimento financeiro. A educação financeira não é abordada nas escolas e nem discutida entre grupos familiares e de amigos.

Isso é altamente prejudicial. Conhecer bem os produtos e os processos financeiros e bancários te dá melhores oportunidades para controlar o seu dinheiro e potencializar a sua renda.

Memória inflacionária

A sociedade brasileira viveu um ambiente de hiperinflação que durou até 1994, com o surgimento do plano real. Nesse cenário, fazia sentido comprar de maneira imediata o dinheiro recebido, pois a inflação gerava desvalorização do valor.

Como os preços mudavam constantemente, de maneira descontrolada, era necessário comprar itens básicos de maneira rápida, para manter um estoque em casa. Era muito complicado se planejar, pois não existiam referências para os custos de vida.

Tags: consumo economia finanças

Veja mais