Consumo consciente: dicas que vão reduzir o valor da sua conta de água

Com pequenas ações, é possível gastar menos água e obter um grande retorno financeiro

No dia 2 de outubro, é comemorado o Dia Interamericano da Água. A data foi criada há 28 anos pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), como uma forma de mobilizar os países latino-americanos em prol da preservação e qualidade da água potável.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas, ou seja, mais de metade da população mundial, vai sofrer com escassez de água. Pensando isso, separamos algumas dicas que, além de representar uma contribuição positiva para o meio ambiente, também vão tornar sua conta de água mais barata.

Utilize o banheiro de maneira consciente

Existem várias pequenas ações ao escovar os dentes, tomar banho e dar descarga no vaso sanitário que podem representar uma grande economia no consumo de água.

Quando você se ensaboa com o chuveiro desligado, por exemplo, o consumo cai em média de 180 para 48 litros de água.

Além disso, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em um ano, pelo menos 16 mil litros são desperdiçados por conta do mau fechamento de torneiras. Por isso, fique atento ao fechar as torneiras da sua casa.

Pressionar o botão de descarga por seis segundos consome entre 6 e 10 litros de água. Por isso, quando possível, reutilize a água do banho ou da máquina de lavar para dar descarga.

Verifique os vazamentos da sua residência

Além de causar muito desperdício, os vazamentos podem causar um grande prejuízo financeiro. Para evitar isso, o ideal é que eles sejam descobertos o quanto antes possível.

Observe verifique se existem manchas ou sinais de estufamento na parede, principalmente em áreas como a cozinha e o banheiro.

Atente-se ao consumo da máquina de lavar

Uma máquina de lavar roupas de 8kg pode utilizar até 125 litros para realizar um ciclo de lavagem completa. Por isso, ao utilizar a máquina de lavar, você pode separar a água que é liberada após o enxague para dar descarga no vaso sanitário ou lavar áreas como o quintal e a garagem.

Além disso, o ideal é se organizar para deixar a roupa acumular e lavar de uma só vez, ao invés de fazer várias lavagens. 

Se possível, instale dispositivos de reutilização de água

Optar pela instalação de calhas e sistemas de reuso exige um gasto financeiro. Mas esse é um caso em que o investimento realmente vale a pena, pois, no longo prazo, esses itens geram uma grande economia, ao redirecionar o volume de água que seria desperdiçado que vem do chuveiro, pia, máquina de lavar ou da chuva para outros fins.