Aumente seu poder de concentração com estas dicas!

Com algumas mudanças na sua rotina, é possível melhorar habilidades como a atenção, o raciocínio e a memória

Existem diversos fatores que podem interferir na nossa capacidade de concentração e, muitas vezes, isso parece acontecer quando a gente mais precisa dela: na hora de responder aquela prova escolar importante ou de realizar uma atividade indispensável no trabalho.

Para te ajudar a enfrentar esses desafios, separamos algumas dicas que podem aumentar o seu poder de concentração.

Durma bem

Dormir pouco ou de forma inconstante pode prejudicar muito os seus níveis de atenção e concentração. Para que isso não aconteça, segundo especialistas, se você é um adulto, o ideal é desfrutar de 7 a 8 horas de sono diariamente.

Mantenha uma rotina de atividades físicas

A realização de atividades físicas melhora a atenção, a memória, entre outras funções cerebrais, segundo demonstrou um estudo científico da Universidade Estadual de Goiás. De acordo com a pesquisa, os exercícios físicos ajudam a oxigenar o cérebro, promove renovação de neurônios e ainda libera neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina. E o ideal, de acordo com os pesquisadores, é começar o mais cedo possível: quanto mais jovem você se torna fisicamente ativo, mais chance você tem de desfrutar dos benefícios.

Medite

Uma pesquisa publicada na revista científica Psychological Science, da Associação de Ciência Psicológica dos Estados Unidos, mostrou que com a prática de meditação mindfulness, estudantes obtinham melhores resultados nas suas avaliações, graças a um aumento nos níveis de atenção. Além disso, o psiquiatra David Vago, do Laboratório de Neuroimagem Funcional do Brigham and Women’s Hospital, de Boston, conseguiu provar por meio de ressonâncias magnéticas que, durante a meditação, áreas do cérebro ligados à motivação, à regulação da atenção e das emoções eram ativadas.

Tags: concentração qualidadedevida saúde

Veja mais